O mundo dos Blogs

O post deste blog vai falar sobre um livro que explica o mundo dos blogs, escrito por alguém que tem um blog. É muito blog para uma frase só. Mas o assunto em si não tem fim. Aliás, nenhum assunto precisa ter fim. Essa é uma das grandes vantagens da internet que Arianna Huffington destaca no livro em questão, o  The Huffington Post complete guide to blogging.  A internet dispõe de um espaço infinito para tratar de qualquer coisa, e no caso de um blog de notícias, do que a  mídia tradicional mal consegue espremer na primeira página.  Qualquer assunto é O assunto.

Mídia Alternativa

Arianna Huffington é a criadora do blog The Huffington Post, um dos mais importantes e acessados blogs de notícia dos Estados Unidos. O blog surgiu em 2005, e segundo ela o primeiro indício do seu nascimento foi quando o presidente George Bush, com diversos crises no governo e na sua imagem pessoal, conseguiu se reeleger, no final de 2004. No livro, ela comenta que, assim como outros progressistas, “se perguntou, depois das eleições de 2004, o que diabos tinha acontecido”.

No livro ela reflete sobre o papel da mídia tradicional e como a internet veio para mudar isso. ”O problema não é que as histórias importantes não estão sendo cobertas pela mídia tradicional. O problema é o modo obsessivo que elas são cobertas”, reflete Arianna. Acaba que o problema é notado e noticiado, e depois rapidamente esquecido, porque algo novo surge. E é com os blogs que as coisas começam a mudar.

“Quando um blogueiro decide que alguma coisa importa, eles não largam o osso”, afirma ela. Além dos blogueiros terem um espaço maior para falar,  a maioria dos blogs são voltados para um assunto específico, normalmente que envolvem o cotidiano do escritor. Taí o mercado de nicho, explicado pelo Chris Anderson, autor de A cauda Longa. Mas o nicho não é somente algo específico a se falar, nos blogs, o nicho  é aquilo no qual você está absorto e precisa compartilhar seus conhecimentos ou opiniões. Para Arianna, blogueiros são dotados de “paixão”. Se você fala sobre algo que te atinge diretamente, que é importante para você, provavelmente vai falar com mais propriedade, ser mais enfático e mobilizar mais pessoas.

Outra consideração importante sobre os blogs é a interatividade. “O que faz os blogs tão revolucionários é a conversa multidirecional” , indica a blogueira. O espaço para comentários, o rápido -quase instantâneo- feedback faz com que se desenvolva um grupo de discussão, e uma comunidade focada naquele assunto.

Assista aqui um vídeo com as principais dicas contidas no livro.

Como fazer um vlog de sucesso.

 

 

__________________

Por Gisele Motta

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s