Você sabe o que é um ARG?

Por Raquel Oliveira

Não, ARGs não são aquelas onomatopéias de nojo usadas quando alguém sente asco por alguma coisa. A sigla se refere a algo um tanto mais complexo. ARG nada mais é que um Alternate Reality Game, uma narrativa interativa que usa o mundo real como plataforma e diversas mídias como meios de contar uma história que pode ser alterada pelas ideias e ações dos jogadores.

Já imaginou se você pudesse transportar para a sua vida real seu videogame preferido? A ideia é mais ou menos essa. Claro que, no ARG, o dia a dia dos participantes não vai ser transformado em uma cópia fiel do universo do Sonic, do Mario, do Mortal Kombat e afins. O objetivo é envolver os jogadores em uma história que se desenrole em tempo real e evolua de acordo com as respostas deles. Os participantes interagem com os personagens do jogo, solucionam desafios e quebra-cabeças baseados na brincadeira e colaboram em grupo para analisar a história e coordenar atividades realizadas online e na vida real.

Normalmente, ARGs usam telefones, e-mails e correios, entre outras ferramentas. Mas a Internet ainda é a o que dá a “liga” para as atividades. Quer ver exemplos?!  Então clique aqui, aqui e aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s