Olimpíadas Londres-Rio 2012

Por Fernanda Prestes

A videoconferência avançou mais uma vez no seu campo de utilidades e nessas Olimpíadas virou uma ferramenta médica. Ortopedistas do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) vão poder discutir lesões de atletas que competem em Londres por uma tevê de alta definição. A iniciativa faz parte do projeto de telemedicina do esporte do Comitê Olímpico Brasileiro e já visa as Olimpíadas de 2016 que acontecem no Rio de Janeiro.

Através da conferência televisiva que ligará o Instituto e o Centro de Treinamento Crystal Palace, em Londres, os especialistas do Into poderão dar auxílio às equipes médicas das delegações brasileiras em casos de lesões mais graves. O atendimento à distância pode parecer estranho a uma primeira impressão, mas os médicos explicam que a ideia é que os casos possam ser discutidos e analisados por uma equipe maior e que as nossas delegações possam ter uma segunda opinião sobre o diagnóstico e tratamento dos atletas.

O atendimento remoto na medicina esportiva já vinha sendo desenvolvido há um tempo pelo Into em uma parceria do Ministério da Saúde com o Ministério da Ciência e Tecnologia. Outras unidades médicas como a Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR) e o Hospital Samaritano também fazem parte desse projeto. A tecnologia do sistema de videoconferência que está sendo testada é interligada à Rede Universitária de Telemedicina, chamada rede RUTE. Se o projeto piloto der certo até o final dessas Olimpíadas, em 12 de agosto, o serviço poderá ser oferecido no Rio quando a cidade sediar as próximas competições. É a tecnologia a favor das nossas promessas no esporte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s