Amigos virtuais e de sangue

A doação de sangue acaba de ganhar uma força virtual. O novo aplicativo do Facebook, Amigos de Sangue, pretende facilitar o processo para aqueles que gostariam de doar e muitas vezes não tem tempo. Ao entrar no aplicativo, o usuário faz um cadastro, onde fornece dados como o tipo sanguíneo e o CEP residencial e do trabalho. Os hemocentros que participam do projeto solicitam as doações e somente aqueles doadores que trabalham ou moram em uma região próxima e que possuem o sangue em situação de estoque crítico são notificados. A ideia, além de ajudar a conscientizar a população sobre a doação de sangue na rede social, ajuda a otimizar o processo.

Página do cadastro: dados como CEP do trabalho e de casa, além do tipo sanguíneo, são solicitados.

O Amigos de Sangue tem patrocínio da Allianz Seguros e nasceu no dia 14 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue. A iniciativa traz à tona os dados alarmantes sobre as doações no Brasil. A Organização Mundial da Saúde recomenda que um país tenha entre 3,5% e 5% de sua população doando sangue regularmente. Hoje, menos de 2% dos brasileiros é doador. O número baixo não consegue atender à demanda dos hemocentros e resulta em uma preocupação para os hospitais e unidades de saúde do país.

Como o aplicativo funciona

Com menos de um mês de vida, a página do Amigos de Sangue no Facebook já tem mais de 60 mil “curtir”. Por enquanto, o projeto só está disponível para as cidades do Estado de São Paulo, mas a intenção é que a iniciativa englobe outras regiões do Brasil e consiga, cada vez mais, angariar doadores que ajudem a salvar vidas.

Por Fernanda Prestes

Deixe um comentário